
O CAB divulga a noticía do MIDAP relativa ao apoio que a CM de Palmela entende dispensar ao autocaravanismo, e que a concretizar-se, permitirá que a blog-esfera possa registar mais uma localidade amiga dos autocaravanistas itinerantes.
A notícia pode ser lida na integra em:
e nela pode-se ler nomeadamente que:
No seguimento do interesse demonstrado pela Presidente da CM de Palmela, após um primeiro contacto, reuniu em 18 de Março uma representação do MIDAP com dois técnicos superiores dos serviços municipais de turismo, durante uma longa sessão de trabalho, muito produtiva para o movimento do autocaravanismo itinerante, e também para os interesses municipais em presença.
Em resultado desta reunião, os técnicos da CM vão reportar as suas propostas a Presidência da CM, designadamente quanto ao numero de lugares de estacionamento adequados ao gabarito das autocaravanas, mas de forma dispersa, e evitando-se concentrações numerosas.
Igualmente vai ser equacionada a questão das estações de serviço para autocaravanas e feito o levantamento das actuais estações de combustível do concelho, e de sanitários públicos susceptíveis de serem utilizados pelos autocaravanistas.
Os técnicos da CM estão cientes que a ausência do pictograma no código da estrada identificando as autocaravanas, constitui uma dificuldade para a sua utilização como sinal de trânsito reservando legalmente os lugares a disponibilizar exclusivamente para autocaravanas, pois a simples sinalética informativa municipal, sempre possível, não tem valor legal para impedir que estes lugares sejam utilizados por outros veículos.
Durante a reunião ficou claramente evidenciado o conhecimento dos técnicos municipais da diferença entre turismo tipo touring de autocaravana, ou autocaravanismo itinerante, e o uso de parques de campismo por autocaravanistas. Assim, foi sem qualquer dificuldade definido o interesse dos estacionamentos e estações de serviço para autocaravanas, sublinhando-se nada a ver com a legislação de campismo, nomeadamente com a portaria que criou recentemente os parques para campismo com autocaravanas, como aliás é entendimento já unânime entre toda a opinião pública esclarecida.



Presidente da Subcomissão Parlamentar de Turismo da Assembleia da República, em que na sequência da audição que se verificou naquela comissão com representantes do Movimento dos Autocaravanistas (e que integrou o CAB) se informa agora o MIDAP, que já está em curso de preparação uma iniciativa parlamentar sobre autocaravanismo de que será subscritor conjuntamente com o Sr Deputado Nuno da Câmara Pereira.
informações sobre contactos em curso e outros efectivamente já realizados presencialmente do MIDAP com Câmaras Muncipais da zona da Grande Lisboa, em especial Lisboa, em que o objectivo de se poder vir a dispor de um parque de estacionamento acessivel a autocaravanas já foi decidido pela Administração da empresa muncipal EMEL, e que se espera entre em funcionamento no final do 1º semestre,
em local adequado ao acesso da rede de transportes públicos de superficie, metropolitano e ainda do comboio. Outros contactos já realizados foram divulgados com aspectos promissores relativamente as Câmaras de Oeiras e de Cascais, e que atempadamente serão plenamente tornados públicos a seu tempo.