quinta-feira, 1 de outubro de 2009

À Conversa com... DEMATOS

Entrevista com... Dematos

No seguimento das entrevistas que o CAB pretende efectuar com todos os seus aderentes agradecemos a disponibilidade do autor do Blogue “CATRINETAsaojuliao” para nos dar a conhecer as suas opiniões.

Os vossos comentários são bem-vindos

CATRINETAsaojuliao

http://catrinetasaojuliao.blogspot.com/

Dematos

Marinheiro na Reserva

CABQuando começou para si o autocaravanismo? Por influência de que aspecto? Com que viatura? Se tivesse que convencer alguém amigo a adoptar o autocaravanismo, que argumentos utilizariam?

Dematos – Ao contrário da grande maioria dos autocaravanistas, não vim do campismo, transitei duma grande paixão que toda a vida me acompanhou e que era o mundo das motas.

O autocaravanismo surgiu após um grave acidente de mota em Almada em Setembro de 2005e que quase me levou para “o outro mundo” ao qual após a fase de convalescença, por alguma pressão da esposa e o repensar do futuro, levaram-me a deixar temporariamente as motas, não sei até quando…

Não será necessário convencer os amigos pois estes sabem da minha satisfação, empenho e responsabilidade e sentem-se contagiados por este bichinho e o principal entrave para entrarem nesta modalidade turística tem sido o factor económico.

Com a filhota, a mesma paixão...

CABQue países já visitou? Que locais aconselha? E eventos? Monumentos? Cidades? E porquê? E onde pernoita normalmente? Como escolhe os locais?

Dematos – De autocaravana, não me tenho aventurado muito pela Europa, pelo facto da minha esposa ainda lhe faltarem 15 anos para a reforma e os 30 dias de férias serem bastante inibidores para as grandes viagens.

Espanha Itália Suíça, Mónaco e a França, sendo este o pais preferido para visitar, não só pelas excelentes condições oferecidas a quem pratica este tipo de turismo como pelo seu património histórico e paisagístico.

Ao contrário de Milão que na minha opinião culturalmente pouco tem para oferecer, Roma Florença e Paris são as cidades que mais me fascinam.

Normalmente pernoito nas AS para autocaravanas e o mais próximo das localidades a visitar. Raramente entro num parque de campismo e quando o faço é para o estritamente necessário, como seja o lavar a roupa já amontoada na garagem.

A opinião de outros autocaravanistas em fóruns internacionais é importante para a escolha dos locais a pernoitar e até a data não tenho tido problemas.Jamais pernoitaria nas AS das auto estradas do sul de França, até porque nas instalações sanitárias existe o aviso de que naquela zona existem assaltos.

Em Paris

CABQue país prefere visitar de autocaravana? E porquê? Que facilidades mais o motivam? E em Portugal que regiões prefere? E em que época do ano? Qual o orçamento diário (2 pessoas) que recomenda a quem se abalance a ir ate ao estrangeiro?

Dematos – A França pelos motivos atrás descritos e também por causa do clima que no verão, normalmente, é sempre mais ameno.

No nosso país, embora viva no litoral junto à praia, sem dúvida que o Portugal profundo é o meu preferido.

Desde a serra de Monchique passando pelo Alentejo, Beiras Interior e Trás –os- Montes são as regiões onde podemos assistir às tradições e manifestações de cariz popular mais intrínsecas do nosso pais.

No meu caso pessoal, estas viagens pelo interior são feitas por alturas do Natal e da Páscoa.

O orçamento ideal para uma ida ao estrangeiro, será entre 60/80 euros diários.

Casa em granito numa aldeia da Beira Alta

CABComo participa a família deste seu gosto? Colaboram? Escolhem destinos? Estão sempre prontos a partir ou resistem às viagens? E depois fazem resumos ou relatos do que observaram? Coleccionam fotografias?

Dematos - Embora raramente a filhota nos possa acompanhar por motivos profissionais, é a esposa que antecipadamente planeia as viagens, escolhe os itinerários e participa na elaboração dos relatos de viagem.No arquivo fotográfico de viagens em Autocaravana, constam já vários CD’s bem como alguns vídeos de acesso público no Youtube e os blog’s da Catrineta absorvem as restantes.

Catedral Notre Dame

CABQue motivos de satisfação ou insatisfação a família encontra nas viagens de AC? Quais as queixas mais frequentes? Emprestaria ou alugaria a sua autocaravana a alguém? Em que condições?

Dematos – Numa família muito pequena, só poderia haver satisfação total e em que alguma insatisfação quando se manifesta, apenas tem a ver com o levantar cedo, para partirmos para nova etapa. Seguindo o ditado popular utilizado pelo entrevistado anterior, apenas a minha filhota terá essa benesse.

Mont St. Michelle - Normandia

CABA sua viatura quanto consome? Que velocidades atinge? Que autonomia tem? Que avarias já teve? Como as resolveu? O que lhe dá mais satisfação na viatura e bloco de alojamento? O que mudaria se pudesse?

Dematos - Depende da via utilizada e da velocidade, nas estradas secundárias e a uma velocidade de 70/80 Km/h 7.9lt .,em auto – estrada à velocidade de 100/120Km/h 10.5lt

As velocidades são sempre as permitidas por lei tanto no pais como nos países visitados.Com um depósito de 95lt de gasóleo a autonomia é enorme e se tivesse que mudar alguma coisa na AC seria apenas na capacidade da garagem.

junto ao Tejo em Vila Velha de Ródão

CABUsa a Net na AC? Para trabalho ou só para lazer? E usa GPS? Que modelo? Que recomenda? Televisão? Usa parabólica? Normalmente a que horas acaba a sua jornada? E quantos dias (horas) fica num mesmo local? Quantos km em media percorre por dia? Viaja com animais?

Dematos - No país uso a Net móvel apenas por lazer e para me inteirar dos vários assuntos relacionados com o autocaravanismo e o correio electrónico.

Uso um TomTom GO 710 que com o ficheiro dos POIs do Campingcar-Infos me têm levado por essa Europa fora.

Normalmente a minha jornada de AC acaba cedo até porque gosto de chegar a tempo e horas ao local onde vou pernoitar.

Percorro normalmente uma média de 200 Km por dia e raramente fico mais que um dia no mesmo local.

Brevemente o KIKO, um gato traçado de persa com rafeiro que foi encontrado abandonado junto ao convento de Mafra e oferecido à minha filha, vai passar a fazer-nos companhia.

KIKO

CABSabemos que foi fundador e é Presidente da Direcção do CAS (Clube Autocaravanista Saloio). Porque se justificou a criação de um Clube Autocaravanista? Que diferencia o CAS de outros Clubes? Que o motivou a aceitar a presidência da Direcção do CAS?

Dematos – A justificação na sua criação, consta da história do CAS e embora tenha criado alguma renitência no meio autocaravanista mais conservador, o futuro dirá se tivemos razão na atitude tomada.

A diferença do CAS dos outros clubes reside essencialmente no facto de ser um pequeno clube regional e ter uns estatutos que o tornam num clube independente e fora da tutela da Federação Campista.

O que me motivou a aceitar o cargo que exerço, foi o desafio dum projecto aliciante e diferente do habitual para o associativismo autocaravanista.

Sempre pensei que iria ter muito trabalho pela frente e as expectativas estão superadas há muito…

Em Pau - França

CABQue acha da estruturação do movimento autocaravanista? É sócio de mais algum clube?
Dematos - A organização do movimento autocaravanista está muito aquém do que seria desejável.

Dematos - A organização do movimento autocaravanista está muito aquém do que seria desejável.

A falta de uma Federação de Autocaravanismo e alguma indiferença do principal clube em relação aos que entretanto apareceram, tem levado à total desunião e assim não tem havido um rumo orientador com enorme prejuízo para o movimento autocaravanista.

Valha-nos ao menos uma organização sem personalidade jurídica que com alguma influência no meio político tem mostrado visibilidade.

Devo salientar que ninguém se deve pôr à margem do momento que o autocaravanismo atravessa, nem mesmo aqueles que não tendo funções associativas, pertencendo ou não a clubes e utilizando constantemente a crítica, algumas vezes destrutiva, também não têm dado qualquer contributo para uma verdadeira articulação dos mesmos.

No autocaravanismo a memória às vezes é muito curta e quando alguns falam no exemplo espanhol e francês, apetece-me perguntar: onde estavam quando em finais de Abril se perdeu uma excelente oportunidade de reunir toda a gente, clubes, associações e todos os que embora tendo visões diferentes para o desenvolvimento do autocaravanismo, poderiam ter dado um contributo importante à unidade na acção.

Pessoalmente e pelo rumo que isto tem levado, continuo a achar que a Federação do Autocaravanismo continua a ser uma miragem.

Sou associado de mais dois clubes, um de autocaravanismo e outro de motociclismo.

Rio Ceira - Góis

CABComo define o autocaravanismo?

Dematos - .O conceito de Autocaravanismo não é entendido da mesma maneira por todos os que conduzem uma autocaravana. Se para uns, é uma actividade turística e lazer em que imperam as boas práticas e responsabilidade na boa imagem que devemos dar à sociedade, para outros pode ser a bandalheira em que pelo facto de serem proprietários de uma autocaravana lhes confere o direito de fazer o que bem entendem, com consequências nalgumas regiões do país, quase irremediáveis.

De salientar que no autocaravanismo, a componente associativa comporta outras vertentes:

Enriquecimento cultural e desportivo proporcionado aos seus associados e que se traduzem em:

Viagens em grupo de cariz turístico/cultural e actividades físicas tais como cicloturismo, pedestrianismo, jogos populares etc.

Embora estas vertentes façam parte estatutariamente da maioria dos clubes de autocaravanismo, poucos a praticam.

Dinan - Bretanha

1 comentário:

Decarvalho disse...

Parabens amigo Dematos!

A sua entrevista não é apenas a de um autocaravanista interessado, mas de um autêntico leader de opinião!
Bem Haja.
deixo registada a minha grande inveja...os seus consumos de gasoleo...são para mim um record inantigivel!
abraço e votos de muitas voltas e reviravoltas de AC