sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O associativismo autocaravanista em França (1)

A França, com a Holanda e a Alemanha, é uma das “nações do autocaravanismo” (do camping-car como dizem correntemente).
Um dos nossos aderentes chamou a atenção para o que lá se passa em termos de associativismo.
Propomo-nos, aqui no Circulo, fazer uma apresentação sobre o tema, especialmente dedicada aos companheiros que, ou não têm paciência para andar a navegar em diversos locais da Net, ou não dominam com facilidade a língua francesa.
Tentaremos dar uma ideia do que existe em termos de Associações, Clubes e Federações. Mas antes, e para começar, apresentamos o CLC, Comité de liaison du camping-car.

Foi criado em 1994 como associação sem fins lucrativos. Agrupa os actores da actividade autocaravanista: construtores, distribuidores, empresas de aluguer, utilizadores, entidades de acolhimento às autocaravanas (AC) e outros numerosos interessados na actividade.
A associação rodeou-se também de peritos reconhecidos pelas suas competências ou actividades relacionadas com o universo destes veículos de lazer.
As suas missões são a defesa dos interesses ligados à utilização das AC sob todos os seus aspectos e, particularmente, o acolhimento desses veículos, o seu estacionamento, o ambiente em que evoluem, os direitos e os deveres dos utilizadores, a regulamentação administrativa e técnica e a fiscalidade.
A isso se junta a realização de acções susceptíveis de facilitar o desenvolvimento e a informação nos planos nacional, regional e local e a representação junto dos poderes públicos, das administrações e organismos oficiais, privados, industriais ou comerciais. O CLC é dirigido por um conselho de administração composto por nove membros que elegem, por dois anos, o seu presidente.
Observação da redacção: Na nossa opinião este organismo parece-se com o que é (ou deveria ser) o MIDAP entre nós.
Por simples curiosidade segue-se a lista dos membros do CLC:
1 Presidente
1 Secretário-geral
Construtores : HYMER, PILOTE, RÁPIDO, TRIGANO
Distribuidores
Vendedores de equipamentos
Federações de Utilizadores: F.F.A.C.C.C. e F.F.C.C.
Agrupamentos de utilizadores: AUTOSTAR CLUB, TIVAOU CLUB
Empresas de Aluguer: AVIS CAR AWAY, HERTZ 3 SOLEILS
Organizadores de viagens: THELLIER C.C.
Observadores: Association Nationale des Maires des Sites Classés et des Communes Touristiques, France PASSION, Eurocampingcar.com, Editions LARIVIERE, MOTORPRESSE FRANCE
UNI VDL
Consultor

Note-se, portanto, a diversidade dos intervenientes e os benefícios que isso pode trazer para a actividade. Para detalhes seguir o link proporcionado mais acima.

(Continua)

Sem comentários: