terça-feira, 19 de outubro de 2010

I ENCONTRO DO CAB/MIDAP NO PARQUE DO ALAMBRE ( SERRA DA ARRÀBIDA)

Decorreu no fim de semana de 15 a 17, no Parque Ambiental do Alambre (Serra da Arrábida), o Encontro Conjunto do CAB/MIDAP, conforme Programa divulgado a seu tempo nos respectivos sites.


Com um tempo que se adivinhava promissor, a recepção dos autocaravanistas começou na 6ª Feira. Nem todos os autocaravanistas compareceram em autocaravana. Uns por residirem perto, outros por na altura não terem a AC disponível, outro porque sido operado ao braço...

No Sábado de manhã a actividade abriu com um passeio pedestre com guia da ACM (Associação Cristã da Mocidade, que gere actualmente o Parque), em que os participantes visitaram três aldeias inseridas na zona, percorreram trilhos e ouviram explicações dadas pelo guia sobre a flora da região.

Após a chegada, e na presença do Dr. Mário de Melo Pereira, Presidente da ACM, inaugurou-se a área de serviço para autocaravanas (*).

À tarde decorreram as Assembleias Gerais do CAB e MIDAP, seguidas de um Seminário sobre as perspectivas do Autocaravanismo para 2011.

E à noite, no restaurante local, o jantar de convívio de todos os participantes.



(*) A este propósito, e porque já há vozes críticas, será necessário deixar aqui alguns esclarecimentos:

Sendo o Parque Natural da Serra da Arrábida uma área protegida, qualquer “mexida” que se faça terá de ser com o consentimento do ICN (Instituto de Conservação da Natureza). E, claro, uma área para autocaravanas (que para alguns poderá soar a “campismo”), não é daquelas coisas que possa ser autorizada de ânimo leve. Foi assim que tal área teve de ser construída em moldes diferentes daqueles a que normalmente estamos habituados. Como a recolha das águas cinzentas se faz numa fossa séptica, a grelha teve de ser disfarçada no pavimento original e sem qualquer declive que, com as águas da chuva, depressa estaria cheia. Além disso, em vez de um borne com torneiras e ralo para sanitas químicas, que “berraria” se colocado no local, teve de se optar pela solução de quase os disfarçar na lateral das actuais instalações sanitárias. Mas tudo o que um autocaravanista consciente necessita lá está. Em pleno Parque Natural da Serra da Arrábida, já tem um local seguro para dormir e prover as necessidades da sua AC...
Criticar tal obra só revela a vontade de desvalorizar aquilo que os outros fazem.

V ENCONTRO DO CAB

COMUNICADO

O CAB – CIRCULO DE AUTOCARAVANISTAS DA BLOGOSFERA – REALIZOU ENTRE 15 A 17 DE OUTUBRO DE 2010 O SEU V ENCONTRO DE ASSOCIADOS NO PARQUE AMBIENTAL DO ALAMBRE, SITUADO NO PARQUE NATURAL DA SERRA DA ARRÁBIDA, DISTRITO DE SETÚBAL.

NESSA OCASIÃO TEVE LUGAR UMA ASSEMBLEIA PARA REAVALIAÇÃO DO CAB AO LONGO DA ACTIVIDADE DOS DOIS ANOS DA SUA EXISTÊNCIA, E QUE FOI RECONHECIDAMENTE CONSIDERADA COMO POSITIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ESPAÇOS DE INTERNET DEDICADOS AO TEMA DO AUTOCARAVANISMO EM GERAL E PARA DIVULGAÇÃO DO AUTOCARAVANISMO EM PORTUGAL E NO ESTRANGEIRO.

A ASSEMBLEIA DOS MEMBROS DO CAB DELIBEROU MANTER A SUA ACTIVIDADE E IDENTIDADE COMO UM PONTO DE ENCONTRO, INTERCÂMBIO E COOPERAÇÃO DOS SEUS MEMBROS COMO AUTORES DE WEB SITES E INTEGRADO NO MOVIMENTO AUTOCARAVANISTA.

DELIBEROU AINDA, POR UNANIMIDADE, ALTERAR O SEU REGULAMENTO INTERNO, SUBSTITUINDO A COMISSÃO COORDENADORA POR UM SERETÁRIO GERAL E POR UM PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL DOS MEMBROS ASSOCIADOS E PROCEDER A ELEIÇÕES PARA AQUELAS FUNÇÕES, TENDO SIDO ELEITOS RESPECTIVAMENTE:

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL:

VITOR SILVA, EDITOR DO BLOG CAPITÃO HADDOCK

SECRETÁRIO GERAL EXECUTIVO:

JOÃO FIRMINO, COLABORADOR DO BLOG AUTOCARAVANISMO NEWSLETTER.

A ASSEMBLEIA DO CAB RATIFICOU AINDA A SUA PRESENÇA NO ONGA – OBSERVATÓRIO NÃO GOVERNAMENTAL PARA O AUTOCARAVANISMO, E APROVAR O COMUNICADO CONJUNTO DO SEMINÁRIO REALIZADO NA MESMA OCASIÃO COM O MIDAP – MOVIMENTO INDEPENDENTE PARA DESENVOLVIMENTO DO AUTOCARAVANISMO EM PORTUGAL.

O SECRETÁRIO GERAL

JOÃO FIRMINO


Comunicado conjunto do I Encontro
e Seminário CAB/MIDAP realizado no Alambre
de 15 a 17 de Outubro de2010

Reuniram conjuntamente no Alambre, por ocasião da inauguração da nova área de pernoita de autocaravanas e estação de serviço, gerida pelo YMCA/ACM e Setúbal, cerca de 20 autocaravanistas do CAB -Circulo de Autocaravanistas da Blogo-esfera, e do MIDAP -Movimento Independente para Desenvolvimento do Autocaravanismo em Portugal, para um Encontro cultural centrado num passeio pedestre ecológico na Serra da Arrábida, e para a realização de um Seminário sobre as perspectivas do Autocaravanismo no ano de 2010.
Os participantes aprovaram no final e por unanimidade as seguintes conclusões:

Considerarem como muito favorável a actividade e intervenção pública persistente conduzida pelos responsáveis do MIDAP e do CAB desde a criação destas entidades respectivamente em Agosto e Novembro de 2008, em prol do Autocaravanismo como forma de Turismo Itinerante.


Congratularem-se pela multiplicação de clubes autocaravanistas, em todo o território nacional, e de novos espaços de internet, bem como pelo aumento considerável do número de Municípios que promovem a construção de áreas e estações de serviço para autocaravanas, e em geral pela melhoria favorável que se tem vindo a registar na opinião pública relativamente aos turistas de autocaravana.


Agradecerem publicamente a atenção, e o seguimento positivo dado pelo Provedor de Justiça às queixas que o Movimento Autocaravanista lhe remeteu, sobre as discriminações negativas e inconstitucionais contidas nos POOC e em diplomas similares, contra o estacionamento nocturno de autocaravanas, e bem como pela queixa relativa à omissão da adopção legislativa em Portugal da sinalética com o pictograma da Autocaravana comum aos demais Estados-membros da União Europeia.

Apelarem aos responsáveis pela ANSR –Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, no sentido de ultimarem com urgência a revisão do Regulamento de Sinalização e Trânsito, para adopção em Portugal dos regimes comunitários de sinalização e circulação para autocaravanas.


Congratularem-se com a assinatura conjunta de uma Declaração de entendimento da Filosofia, Doutrina e Ética do Autocaravanismo, já subscrita por 11 entidades interessadas no Desenvolvimento do sector, e apelar aos clubes de autocaravanistas que adiram a esta plataforma do Movimento Autocaravanista.

Saudarem com apreço a realização da I Mesa Redonda Franco Ibérica do Autocaravanismo realizada em Alenquer em 1 e 2 de Outubro de 2010, e solicitar à consciência dos autocaravanistas que contribuam activamente para a sua divulgação junto das autoridades portuguesas, e da Administração pública central, regional e local, bem como para a eventual criação de um Movimento ou Associação de Autocaravanistas Europeus, para se constituir como interlocutor das autoridades da União Europeia, incluindo o Parlamento Europeu.


Os membros do CAB e do MIDAP mantêm ainda o seu firme propósito de:
a) Colaborarem lealmente com outras entidades no âmbito do ONGA – Observatório Não Governamental para o Autocaravanismo;
b) Cooperarem activamente com todos os clubes de autocaravanistas ou com secções de autocaravanismo;
c) Optarem por contribuírem para a consolidação e sinergias do Movimento Autocaravanista, realizando apenas anualmente as respectivas assembleias-gerais, e comprometendo-se a participar sempre que possível em todas as iniciativas do sector público, municipal ou privado, com interesse para o Autocaravanismo Itinerante.
Alambre 16 de Outubro de 2010.

Sem comentários: