sexta-feira, 22 de julho de 2011

O AUTOCARAVANISMO NA IMPRENSA

Esta semana, nas bancas, há uma reportagem na “VISÃO” e um novo número de “VIAJAR em autocaravana”.

Comecemos pela “VISÃO”:


  
 
“Férias estrada fora”:

Oito páginas de comentários e entrevistas, de que destacamos algumas:

Há palavras de Rui Narciso (CPA) “Falta um apoio estrutural para este tipo de turismo”, de José Manuel de Matos (CAS e FPA)  “a recém-fundada Federação Portuguesa de Autocaravanismo (correcção nossa, pois a “VISÃO  continua a  utilizar a palavra “caravana”!) nasceu com a finalidade de lutar junto do poder político para que o autocaravanismo seja regulamentado e se criem infraestruturas de apoio”, de Fernando Cipriano (FCMP) “o número de autocaravanas tem aumentado de ano para ano”e “os autocaravanistas estrangeiros a entrar no País tem aumentado” e ainda ”os adeptos deste turismo itinerante são pessoas que gostam da aventura”, de Amélia Amil Silva (ACAP e CAMPINANDA) “Nos últimos três anos, o número de autocaravanas matriculadas caiu perto de 10%”, Maria Isabel Mesquita (J. SOUSA MESQUITA) “nota-se um decréscimo quer nas vendas quer no aluguer de viaturas”), Tiago Mota (REPARCAMPING)… tem menos razões de queixa. Dos seus clientes - muitos são médicos, vendedores, empresários- 80% não fazem contas aos gastos de fim de semana, Luís Lopes ( ANDRADE), “chegávamos a produzir 50 por ano, agora ficamo-nos pelas 22”), Rui Carmo (SOLVANA) “Setenta por cento das nossas vendas são de material em segunda mão – o número de autocaravanistas tem vindo a aumentar – o que caiu foi o mercado das novas”, Luís Decarvalho (ONGA) ”há alguma animosidade entre quem anda na estrada e os parques de campismo. Muitos estão fechados no inverno, outros têm horas muito restritas de entrada”, Filipe Seco dos Santos (MIDAP) e Encarnação Santos (TCA)… e outros.

OBS: transcrevemos aqui apenas as frases que achámos mais relevantes.

E agora, vamos à “VIAJAR em autocaravana”, que já vai no seu 4º número:


“Anti-campismo selvagem”. Autocaravanistas selvagens e autocaravanistas cumpridores e respeitadores do ambiente…

“Alugar e partir nos feriados populares”. Conselhos, dicas, firmas que praticam o aluguer…

“Para visitar a fundo”. Artigo sobre bicicletas

“Passar a dois pneus”. Artigo sobre scooters

Entrevistas: com Carlos Parracho e Margarida Fragata (a nossa Companheira do blogue http://abrainha.blogspot.com/

Viagem 1: “Escócia com a casa às costas”: uma viagem de 25 dias da Família Fragata (v. blogue anterior). Várias páginas de uma reportagem bem documentada em texto e fotografias. Um óptimo artigo para quem estiver a pensar ir à Escócia!

Viagem 2: “Uma semovente muito independente”. Uma viagem de três dias ao norte da Família Decarvalho. Ficamos a saber que não são precisos muitos dias para desfrutar da nossa AC.

Em “destaque”, temos uma referências a duas tertúlias ocorridas no bar do Além (Alenquer Camping), uma sobre energias renováveis, da autoria do nosso companheiro Alexandre Chora (baterias AGM, painéis solares de 3ª geração, inversores de 220 v) e outra sobre dicas e avarias em autocaravanas, do nosso Companheiro Carvalho dos Santos (câmaras de recuo, utilização do gás (propano e GPL), controlo do peso, pneus, limpeza de silicone, frigoríficos, conservação do limpa para brisas…

E depois ainda temos várias páginas sobre campings (gostemos ou não, há sempre alguém que gosta de fazer campismo!), notícias sobre acessórios, dicas várias, notícias…

Sem comentários: