Muitos autocaravanistas ainda não dispensam os tradicionais mapas em papel como forma preferencial de se deslocarem para destinos pré definidos, contudo, um já significativo número utiliza o (GPS) Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global.
O GPS é um sistema de navegação por satélite utilizado para determinação da posição de um receptor colocado, no caso especifico dos autocaravanistas, nas respectivas autocaravanas.
Uma posição (coordenadas) sobre o nosso planeta é calculada com base na distância a que se está do equador (paralelos), do meridiano de Greenwich (a linha imaginária que vai de pólo a pólo e passa por Greenwich) e, também, pela altitude. São, assim, necessários três números para se determinar uma posição: a latitude, a longitude e a altitude.
A “máquina GPS” é composta de hardware (parte física) e Software (programa). O GPS recebe sinais de satélites e efectua os cálculos necessários para determinar a posição em que se encontra e, para determinar um percurso até uma outra localização, o operador (o autocaravanista) introduz directamente as coordenadas para onde se pretende deslocar ou faz uma introdução indirecta das mesmas através da digitação de um endereço.
As vantagens e a simplicidade da utilização do “GPS” são evidentes, porém, como todas as máquinas, é susceptível de avarias, pelo que se aconselha conservar em lugar acessível os velhinhos e tradicionais mapas em papel.
Para uma ainda melhor compreensão sugere-se uma consulta aos seguintes endereços:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gps
http://www.cienciaviva.pt/latlong/anterior/gps.asp
http://www.tomtom.com/howdoesitwork/index.php?Language=1
http://www.tomtom.com/howdoesitwork/page.php?ID=27&CID=8&Language=17
Sem comentários:
Enviar um comentário