terça-feira, 26 de maio de 2009

I Seminário do MIDAP

(Foto cedida por NEWSLETTER)

O CAB esteve no I Seminário do MIDAP, que constitui um marco no Autocaravanismo Nacional.

Estiveram presentes o representante da Secretaria de Estado do Turismo (Eng.º José Parreira); o deputado Nuno da Câmara Pereira; o Vereador da C. M. Cascais (Artur Ferreira); o Presidente do Automóvel Clube de Portugal e da Prevenção Rodoviária Portuguesa (Carlos Barbosa); o Dr. Luís Figueiredo (também do ACP); o presidente do MIDAP, Secos dos Santos. Na plateia encontravam-se o representante do CPA (Mário Caxias); o presidente do CAS (Fernando de Matos); o representante do CAB (Diogo Ferreira); e o Director do Autocaravanismo do CCL, (Carvalho dos Santos);

Também presentes, os importadores da Hymer, da Rimor, da Knaus, da Mercedes e da Fiat, que brindaram o evento com a exposição no exterior de um chassis e dos vários modelos hoje disponíveis para a prática do auto caravanismo.

O Seminário começou com o presidente do MIDAP a relatar o que tem sido a actividade deste movimento; de seguida teve a palavra o Sr. Carvalho dos Santos, que falou sobre o que é hoje um auto caravanista, e descreveu como são hoje as autocaravanas. Seguiu-se o presidente do ACP, que deu conta da sua satisfação por o ACP ter de novo a página de campismo e agora abraçar o autocaravanismo. O seminário continuou com o Senhor Deputado a expor o seu trabalho no âmbito da regulamentação da actividade autocaravanista, a que se seguiu um intervalo, durante o qual os presentes observaram o equipamento que estava exposto no exterior; uma integral da Hymer (J Sousa Mesquita), uma capuchinho da Rimor (Têdêcar), uma knaus (Marcampo), uma autovivenda da Mercedes (Mercedes) e por fim um chassis da Fiat (Fiat).

A segunda parte teve início com o discurso do representante do ambiente da C. M. Cascais (Sr. Arquitecto João de Melo), que deu conta da forma como a C. M. irá enquadrar a actividade autocaravanista na rede natura de Cascais, no âmbito do Programa Estratégico Nacional para o Turismo a nível nacional, e da intenção de que em futuros parques de estacionamento haja sempre um ou dois lugares para autocaravanas. O seminário continuou com o represente do ACP (Dr. Luís de Figueiredo) a dar conta do projecto que o ACP tem para o autocaravanismo, bem como da disponibilidade do ACP para a criação do ONGA (Observatório Não Governamental do Autocaravanismo), disponibilizando a sede e os meios técnicos para o mesmo.

No final, houve uma sessão de esclarecimento, durante a qual o primeiro interveniente, Sr. Luís Almeida, questionou sobre o estacionamento das 48h, na sua opinião muito limitativo, e sobre o estacionamento ao pé da residência, em resposta, foi esclarecido de que se trata ainda de uma proposta, que poderá vir a ser alterada. O segundo interveniente foi o Sr. Dr. Nandim de Carvalho, a convite do presidente do MIDAP, que não interpelando antes optou por fazer uma referência ao progresso registado na definição do enquadramento jurídico-administrativo do autocaravanismo.

Perto das 13h deu-se por terminado o I Seminário do MIDAP. Seguiu-se o Almoço no Restaurante “Conversas na Gandarinha” localizado no Pátio Central do Centro Cultural de Cascais; no final, todos os que assim o desejaram puderam apreciar as exposições patentes neste espaço cultural.

Á tarde, o representante do CAB e relator desta nota não pôde continuar no evento por motivos de ordem pessoal; no entanto chegam relatos de que os passeios proporcionados tanto no Sábado como no Domingo pela C.M. Cascais (Rede Natura e Baía de Cascais) foram um sucesso, muito tendo agradado a todos os autocaravanistas presentes

Ficamos a aguardar as conclusões do MIDAP sobre este seminário para aqui darmos conta delas, igualmente, iremos dar conta das opiniões dos nossos aderentes que estiveram presentes no seminário.

Sem comentários: